CACHOEIRAS DA REGIÃO DO CAPARAÓ
CACHOEIRAS DA REGIÃO DO CAPARAÓ
Alto Caparaó é um destino bastante conhecido regionalmente, e apesar de ser uma cidade pequena, é de grande importância para o estado, pois a cidade faz parte do Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, e abrange diversas cidades dos dois estados. Uma das principais entradas para o parque fica em Alto Caparaó, do lado mineiro. Já do lado capixaba, o principal acesso é na cidade de Pedra Menina.
No interior do Parque Nacional do Caparaó é possível encontrar de tudo um pouco quando falamos de ecoturismo. Trilhas, mirantes e variados tipos de cachoeiras, desde belíssimas quedas d’água até poços calmos e refrescantes, ou seja, opções não faltam, além, é claro, do famoso Pico da Bandeira.
Conheça as cachoeiras da Região do Caparaó e surpreenda-se!
CACHOEIRAS DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ
Vale Verde (1.200m)
A primeira parada do parque é também a de mais fácil acesso. O Vale Verde oferece uma incrível beleza natural, com cachoeiras, trilhas, piscinas naturais e até um mirante rodeado pela Mata Atlântica e uma trilha curta que leva a Gruta do Jacú. O Mirante do Jacu é o final da trilha do Vale Verde, e oferece uma bela vista da região. A trilha ao todo tem 800m, e é de nível fácil, sendo bem rápida e tranquila.
Mirante do José Pedro
Acima do Vale Verde, antes de chegar à Cachoeira Bonita, temos o mirante José Pedro. Aqui você já começa a sentir os efeitos da altitude, com um vento mais forte e gelado, afinal, o mirante fica a mais de 1800m de altitude, o que faz com que você tenha uma vista linda da região.
Cachoeira Bonita
Uma cachoeira que faz jus ao nome. Impressiona seus visitantes com uma queda d’água de 80 metros, que é dividida em dois degraus. Ao pé da cachoeira, você pode se refrescar nas águas cristalinas, que formam maravilhoso poço, com boa profundidade e largura. Perfeito para banho. O rio que forma a cachoeira é o rio José Pedro, que é também a divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para chegar na cachoeira, deve-se percorrer uma trilha de aproximadamente 300m, que na verdade é mais um caminho do que trilha.
Vale Encantado
Provavelmente o ponto mais famoso e visitado de todo o parque, mais até que o próprio Pico da Bandeira. Afinal, é um lugar fantástico e de fácil acesso, diferente do pico. Depois de chegar na Tronqueira, o acesso ao Vale Encantado é por uma trilha de cerca de 400m, de nível fácil e duração aproximada de 10 a 15 minutos. Aqui estão localizadas as lindas e famosas piscinas naturais do Parque Nacional do Caparaó.
CACHOEIRAS FORA DO PARQUE
Parque Cachoeira das Andorinhas
Depois do Parque do Caparaó, o ponto turístico mais famoso de Alto Caparaó é o Parque Cachoeira das Andorinhas. O parque é cercado por vários hectares de matas e uma sucessão de quedas d’água e piscinas naturais e tem sua nascente localizada no parque nacional do Caparaó. A entrada é paga.
Poço do Egito (Rio Claro)
Há cerca de 3.5 kms depois das Andorinhas, o visitante tem acesso ao rio claro, ou poço do Egito. É uma corredeira com um poço muito bom para banho, com águas refrescantes e cristalinas. Há também um pequeno restaurante, onde você pode comer e usar o banheiro. A entrada é paga.
Cachoeira do Escorrega ou Chiador (Rio São Domingos)
Distante 25 Km do centro da cidade, pertencendo ao município de Espera Feliz, é um toboágua natural, ideal para quem gosta de fortes emoções.
Outras cachoeiras
Junto com o Poço do Egito, completando o roteiro alternativo de Alto Caparaó, estão as cachoeiras da lista abaixo. Todas elas ficam mais afastadas.
-> Cachoeira do Segredo, Cachoeira do Rogério, Cachoeira do Caminho, Cachoeira do Cânion
Referências:
https://altocaparao.mg.gov.br/
https://tireabundadosofa.com.br/alto-caparao-mg/
https://www.cachoeiradasandorinhas.com.br/
Aproveite a visita nessas lindas cachoeiras para conhecer também as propriedades de cafés especiais da região do Caparaó!
www.pousadamontanhasdocaparao.com.br/cafes-especiais/