PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil.

Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol.

O parque dispõe de quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó em MG – “Tronqueira” e “Terreirão” – e pela Portaria de Pedra Menina no ES – “Macieira” e “Casa Queimada”. Estes possuem sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”). E, ainda, churrasqueiras na área de visitação denominada “Vale Verde” e na “Macieira”.

Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.

Texto extraído de: https://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/ 

Entre no site para informações.

Outras informações:

Localização: Situa-se na divisa de Minas Gerais com Espírito Santo, abrangendo, em sua maior área, parte da região sudoeste capixaba.

Altitude: 997 metros na sua cota mais baixa, atingindo 2.890m no Pico da Bandeira.

Clima: A região possui temperaturas amenas, entre 19 e 22ºC. Nos locais mais elevados, durante os meses de junho e julho, são frequentes mínimas que podem atingir 4º C negativos sendo comum a ocorrência de geadas. O período de novembro a janeiro apresenta-se mais chuvoso e de abril a setembro ocorre intensa estiagem no local.

Vegetação: Mata Atlântica e Campos de altitude. A Mata Atlântica possui a maior biodiversidade encontrada no país, sendo um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. Destacam-se espécies como angicos, quaresmeiras, palmeiras, jequitibás e várias outras exclusivas desse ecossistema. Nas regiões mais altas, predominam espécies adaptadas às peculiaridades locais tais como, solos pedregosos, frio intenso, geadas e formação de crostas de gelo.

Hidrografia: A rede de drenagem do Parque é caracterizada por inúmeros rios perenes de pequeno e médio porte. Seu principal divisor de águas é constituído pelas cordilheiras Três Lagoas e dos Calçados.

Fauna: O Parque Nacional do Caparaó é o refúgio de preciosas espécies da fauna brasileira sobreviventes da ação predatória do homem. Entre sua população de animais podem ser encontradas espécies ameaçadas de extinção como a onça pintada, a jacutinga, o gavião-real, a anta e o macuco. São conhecidas 350 espécies de aves (tangarás, saíras, sabiás-laranjeira, tucanos, etc), 67 espécies de mamíferos (cachorro do mato, lobo-guará, mão-pelada, jacutinga, macaco-prego, etc), mais de 50 mil espécies de insetos, répteis e 64 espécies de anfíbios.

Texto extraído de: https://www.altocaparao.mg.gov.br/parque-nacional-do-caparao.html